quinta-feira, 22 de agosto de 2013

LIRA I (SEGUNDA PARTE)


PARTE II
Lira I

Já não cinjo de louro a minha testa;
Nem sonoras canções o Deus me inspira:
Ah! que nem me resta
Uma já quebrada,
Mal sonora Lira!
Mas neste mesmo estado, em que me vejo,
Pede, Marília, Amor que vá cantar-te:
Cumpro o seu desejo;
E ao que resta supra
A paixão, e a arte.
A fumaça, Marília, da candeia,
Que a molhada parede ou suja, ou pinta,
Bem que tosca, e feia,
Agora me pode
Ministrar a tinta.
Aos mais preparos o discurso apronta:
Ele me diz, que faça do pé de uma
Má laranja ponta,
E dele me sirva
Em lugar de pluma.
Perder as úteis horas não, não devo;
Verás, Marília, uma idéia nova:
Sim, eu já te escrevo,
Do que esta alma dita
Quando amor aprova.
Quem vive no regaço da ventura
Nada obra em te adorar, que assombro faça:
Mostra mais ternura
Quem te ensina, e morre
Nas mãos da desgraça.
Nesta cruel masmorra tenebrosa
Ainda vendo estou teus olhos belos,
A testa formosa,
Os dentes nevados,
Os negros cabelos.
Vejo, Marília, sim, e vejo ainda
A chusma dos Cupidos, que pendentes
Dessa boca linda,
Nos ares espalham
Suspiros ardentes.
Se alguém me perguntar onde eu te vejo,
Responderei: No peito, que uns Amores
De casto desejo
Aqui te pintaram,
E são bons Pintores.
Mal meus olhos te riam, ah! nessa hora
Teu retrato fizeram, e tão forte,
Que entendo, que agora
Só pode apagá-lo
O pulso da Morte.
Isto escrevia, quando, ó Céus, que vejo!
Descubro a ler-me os versos o Deus louro:
Ah! dá-lhes um beijo,
E diz-me que valem
Mais que letras de ouro.

INTERPRETAÇÃO DA LIRA

Dirceu, encontrasse agora preso na Ilha das Cobras, e diz que seu amor foi trocado pelo o medo, a solidão e a própria saudade de seu amor por Marília, e é onde ele expõe seu sentimento na masmorra suja aonde foi submetido, contando também sobre sua alimentação na prisão, comendo o fruto de uma laranja ponta, nesse tempo ele se sente só, deprimido e triste, contudo ao final do poema Dirceu ainda demonstra que não conseguiria esquecer de sua linda paixão, e que somente a morte o faria.
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CARACTERÍSTICAS DO ARCADISMO E DA LIRA
Vemos na lira o modo como Dirceu acentua a beleza e o seu amor por Marília, a colocando como um modelo de perfeição, o que era muito visto na beleza europeia, aonde o poeta recita:
 " Ainda vendo estou teus olhos belos, 
   A testa formosa, 
   Os dentes nevados,
   Os negros cabelos. "
Envolvendo neste trecho a mitologia pagã, que é usada em todo a lira, ressaltando o amor e a exaltação em relação há natureza.
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GLOSSÁRIO
Cinjo: pôr em volta da cabeça.
Chusma: grande número de coisas; quantidade.
Casto: pureza de alma, de corpo.
Ventura: destino, acaso.

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SITUAÇÃO HISTÓRICA DA ÉPOCA

Na época o autor escreve a segunda parte do livro em 1799 que ainda viria a ser publicado muito tempo depois, com o tema Ilha das Cobras, aonde ele relata um pouco do que passou na cadeia através de Dirceu, ele mistura elementos árcades e do pré-romântico.
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REFERENCIAS

http://ideiaspraticasparasaladeaula.blogspot.com.br/2011/12/marilia-de-dirceu-tomas-antonio-gonzaga.html
http://pt-br.toque105.wikia.com/wiki/An%C3%A1lise_de_poema_de_Tomaz_Ant%C3%B4nio_Gonzaga
http://www.brasilescola.com/literatura/arcadismo-neoclassicismo.htm

Aluno: Gabriel Rezende de Lima Mendes N°39 1°G (22/08/2013-22:05) 

7 comentários:

  1. Ficou muito bom o seu trabalho, você foi claro e direto,gostei muito da sua interpretação, pois foi muito objetiva! Muito bom mesmo.

    Nome: Gabriel Teixeira Santos nº13

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  2. você fez um bom trabalho especificou ficou bem as características ,interpretação ,situação histórica e glossário
    e também achei um bom trabalho na organização
    Nome: Gabriel Paiva Macêdo
    Turma: G
    N°: 12

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  3. Caro Gabriel, seu trabalho está magnífico, não tenho nenhuma objeção.

    Aluna: Letícia Albudane França.
    Nº: 37 1ºAno G.

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  4. Seu trabalho realmente ficou bom! Está bem organizado e objetivo!

    Milena Carneiro, nº 26, 1º ano G.

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  5. Este comentário foi removido pelo autor.

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    1. Gabriel seu trabalho ficou ótimo você foi bem objetivo, só teve uma coisinha, quando você colocou a lira ficou tudo junto, as estrofes não ficaram separadas, mas o resto ta ótimo.

      Pabllo Matheus turma:g n°:28

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  6. Verdade Pabllo, creio que na hora de configurar a lira acabei não separando, obrigado pela observação.

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