PARTE II
Lira I
Já não cinjo de louro a minha testa;
Nem sonoras canções o Deus me inspira:
Ah! que nem me resta
Uma já quebrada,
Mal sonora Lira!
Mas neste mesmo estado, em que me vejo,
Pede, Marília, Amor que vá cantar-te:
Cumpro o seu desejo;
E ao que resta supra
A paixão, e a arte.
A fumaça, Marília, da candeia,
Que a molhada parede ou suja, ou pinta,
Bem que tosca, e feia,
Agora me pode
Ministrar a tinta.
Aos mais preparos o discurso apronta:
Ele me diz, que faça do pé de uma
Má laranja ponta,
E dele me sirva
Em lugar de pluma.
Perder as úteis horas não, não devo;
Verás, Marília, uma idéia nova:
Sim, eu já te escrevo,
Do que esta alma dita
Quando amor aprova.
Quem vive no regaço da ventura
Nada obra em te adorar, que assombro faça:
Mostra mais ternura
Quem te ensina, e morre
Nas mãos da desgraça.
Nesta cruel masmorra tenebrosa
Ainda vendo estou teus olhos belos,
A testa formosa,
Os dentes nevados,
Os negros cabelos.
Vejo, Marília, sim, e vejo ainda
A chusma dos Cupidos, que pendentes
Dessa boca linda,
Nos ares espalham
Suspiros ardentes.
Se alguém me perguntar onde eu te vejo,
Responderei: No peito, que uns Amores
De casto desejo
Aqui te pintaram,
E são bons Pintores.
Mal meus olhos te riam, ah! nessa hora
Teu retrato fizeram, e tão forte,
Que entendo, que agora
Só pode apagá-lo
O pulso da Morte.
Isto escrevia, quando, ó Céus, que vejo!
Descubro a ler-me os versos o Deus louro:
Ah! dá-lhes um beijo,
E diz-me que valem
Mais que letras de ouro.
INTERPRETAÇÃO DA LIRA
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CARACTERÍSTICAS DO ARCADISMO E DA LIRA
Vemos na lira o modo como Dirceu acentua a beleza e o seu amor por Marília, a colocando como um modelo de perfeição, o que era muito visto na beleza europeia, aonde o poeta recita:
" Ainda vendo estou teus olhos belos,
A testa formosa,
Os dentes nevados,
Os negros cabelos. "
Envolvendo neste trecho a mitologia pagã, que é usada em todo a lira, ressaltando o amor e a exaltação em relação há natureza.Os negros cabelos. "
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GLOSSÁRIOCinjo: pôr em volta da cabeça.
Chusma: grande número de coisas; quantidade.
Casto: pureza de alma, de corpo.
Ventura: destino, acaso.
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SITUAÇÃO HISTÓRICA DA ÉPOCA
Na época o autor escreve a segunda parte do livro em 1799 que ainda viria a ser publicado muito tempo depois, com o tema Ilha das Cobras, aonde ele relata um pouco do que passou na cadeia através de Dirceu, ele mistura elementos árcades e do pré-romântico.
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REFERENCIAS
http://pt-br.toque105.wikia.com/wiki/An%C3%A1lise_de_poema_de_Tomaz_Ant%C3%B4nio_Gonzaga
http://www.brasilescola.com/literatura/arcadismo-neoclassicismo.htm
Aluno: Gabriel Rezende de Lima Mendes N°39 1°G (22/08/2013-22:05)
Ficou muito bom o seu trabalho, você foi claro e direto,gostei muito da sua interpretação, pois foi muito objetiva! Muito bom mesmo.
ResponderExcluirNome: Gabriel Teixeira Santos nº13
você fez um bom trabalho especificou ficou bem as características ,interpretação ,situação histórica e glossário
ResponderExcluire também achei um bom trabalho na organização
Nome: Gabriel Paiva Macêdo
Turma: G
N°: 12
Caro Gabriel, seu trabalho está magnífico, não tenho nenhuma objeção.
ResponderExcluirAluna: Letícia Albudane França.
Nº: 37 1ºAno G.
Seu trabalho realmente ficou bom! Está bem organizado e objetivo!
ResponderExcluirMilena Carneiro, nº 26, 1º ano G.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGabriel seu trabalho ficou ótimo você foi bem objetivo, só teve uma coisinha, quando você colocou a lira ficou tudo junto, as estrofes não ficaram separadas, mas o resto ta ótimo.
ExcluirPabllo Matheus turma:g n°:28
Verdade Pabllo, creio que na hora de configurar a lira acabei não separando, obrigado pela observação.
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